Skip to content

Acordos Setoriais da Cadeia da Carne

TAC da Carne

TAC_V2-2

O que é?

Termos de Ajustamento de Conduta (TAC) da Carne são acordos firmados desde 2009 entre frigoríficos e o Ministério Público Federal.

Qual é o objetivo?

 

Evitar a compra de gado bovino de fazendas nas quais foi comprovado o desmatamento ilegal, sobreposições com unidades de conservação e/ou terras indígenas e uso de mão de obra em situações análogas à escravidão, entre outras irregularidades.

O estado do Pará foi pioneiro na implementação do TAC da Carne e hoje é uma grande referência para os demais estados da Amazônia.

Como é verificado o desempenho das empresas?

 
As signatárias do TAC da Carne são convocadas pelo Ministério Público Federal a realizar auditorias anuais por entidades independentes e apresentar ao órgão os resultados com os achados das auditorias.

Saiba mais:

 

De Olho no TAC da Carne:
Sistematização e Análise dos Resultados do Primeiro Ciclo Unificado de Auditorias

10 anos TAC da Carne no Pará e Compromisso Público da Pecuária: a importância da rastreabilidade da carne na redução dos desmatamentos na Amazônia

DE-OLHO-NO-TAC-2024

Este relatório inaugura a série De Olho no TAC da Carne, que reúne análises sobre os resultados das auditorias do TAC com o objetivo de promover a melhoria contínua dos procedimentos de monitoramento, reporte e verificação.

Neste relatório você encontrará informações sobre os principais resultados deste último ciclo de auditorias que contemplou diferentes estados da Amazônia. 

capa_estudo

Amigos da Terra – Amazônia Brasileira revisou o trabalho de auditorias em 10 plantas frigoríficas que se comprometeram em reduzir a compra de animais de propriedades com áreas desmatadas ilegalmente. Desenvolvido em 2019, a pesquisa mostra o quão importante é o papel dos frigoríficos e empresas de geomonitoramento para os esforços de redução do desmatamento.